segunda-feira, 7 de março de 2016

Dia Internacional das Mulheres

No dia 8 de março celebra-se o Dia Internacional das Mulheres.


Em 1857 aconteceu uma grande tragédia, exatamente no dia 8 de março. As mulheres estavam entrando no mercado de trabalho e eram muito exploradas tendo que trabalhar 16 horas por dia e recebiam pouquíssimo, comparando ao salário do homem, as mulheres recebiam um terço do salário deles. Isso gerou indignação em mulheres de certa fábrica, as mulheres resolveram fazer uma greve para que fosse diminuída a carga horária para dez horas e que tivesse um aumento salarial, por causa dessa greve aconteceu à tragédia. Trancaram as 130 mulheres na fábrica e ateou fogo, nenhuma mulher sobreviveu, elas morreram tentando conseguir seus direitos. Por isso o dia 8 de março é para homenagear as mulheres, tanto as mulheres que morreram naquela tragédia e também as mulheres que vivem atualmente, conquistando cada vez mais o seu espaço na sociedade e conseguindo ser tão valorizada quanto o homem.


Martinho da Vila canta  Você é Mulher 

Poesia de José Carlos Ary dos Santos  - Mulher 


Já tive mulheres de todas as cores
De várias idades de muitos amores
Com umas até certo tempo fiquei
Pra outras apenas um pouco me dei

De várias idades de muitos amores

Com umas até certo tempo fiquei

Pra outras apenas um pouco me dei

Já tive mulheres do tipo atrevida

Do tipo acanhada, do tipo vivida

Casada carente, solteira feliz

Já tive donzela e até meretriz

Mulheres cabeças e desequilibradas

Mulheres confusas de guerra e de paz

Mas nenhuma delas me fez 

tão feliz como você me faz

Procurei em todas as mulheres a felicidade

Mas eu não encontrei e fiquei na saudade

Foi começando bem mas tudo teve um fim

Você é o sol da minha vida a minha vontade

Você não é mentira você é verdade

É tudo que um dia eu sonhei pra mim.


MULHERES QUE FIZERAM HISTÓRIA

                                                                                                                            
       

                        

        

          


        




Sem comentários:

Enviar um comentário